Pesquisar neste blogue

terça-feira, outubro 14, 2008

um poder hegemónico com raízes comuns

1913: medidas de excepção para ajudar os negócios: a criação da Reserva Federal

Quando se indaga quem são os beneficiários da “crise” a resposta vem invariavelmente: são os Rothschilds, os Rockfellers, os Morgans, os Warburgs, etc. no entanto não se trata de um panelão onde “eles”, misteriosos gnomos que actuam nas cavernas do universo financeiro, metem a massa em quantidades previamente subdivididas consoante a importância do grupo: a preços actuais os judeus Rothschilds, cujo negócio bancário radica na Idade Média (mais concretamente no gueto de Frankfurt circa do século XV), têm activos de cerca de 100 triliões, os Rockfellers com origem moderna na indústria do petróleo têm 10 triliões – trata-se da gestão de uma relação de poder.
Algumas biografias são interessantes para compreender algumas histórias recentes e as origens, evolução e natureza dos poderes instalados, cada vez mais concentrados, segundo a doutrina monopolista de Estado (conforme foi previsto por Marx nos seus estudos teóricos sobre o capitalismo).

* O Coronel Edward Mandell House (1858-1938) era filho de um agente comercial da família Rothschild no Texas. Foi bem sucedido ao manobrar as eleições consecutivas de cinco governadores do Texas. Como recompensa foi elevado a Conselheiro do presidente Woodrow Wilson em 1912, cooperando com o judeu Paul Warburg na redacção da Lei da Fundação da Reserva Federal (Federal Reserve Act) que foi aprovado pelo Congresso um ano depois, em 1913.

* John Pierpont Morgan (1837-1913) foi considerado o financeiro norte Americano dominante por volta da viragem do século XIX para o XX. O “quem é quem” em 1912 constatava que ele controlava mais de 50 mil milhas de vias férreas e tinha criado e organizado a Corporação do Aço dos Estados Unidos. A sua carreira iniciou-se enquanto filho de Junius S. Morgan um empresário de Londres que se tinha tornado sócio da firma George Peabody & Company, mais tarde depois de assumir a posição maioritária transformada em Junius S. Morgan Company. A empresa converteu-se em agente dos Rothschilds na emergente América do princípio da industrialização. Naturalmente John Pierpont Morgan Jr. sucedeu ao pai à frente do império Morgan.

* Paul Warburg (1868-1932) é creditado actualmente como sendo o autor do planeamento do sistema de bancos centrais, que ainda hoje prevalece, conhecido e designado pelas autoridades como Sistema da Reserva Federal. Paul Warburg era um judeu alemão que emigrou para os Estados Unidos em 1904. Sócio da empresa comercial prestamista e bancária Kuhn Loeb &Company naturalizou-se norte americano em 1911. Foi membro fundador do Federal Reserve Board of Governors entre 1914 e 1918 e presidente do Federal Advisory Council desde esse ano até 1928. Proeminente membro de uma numerosa e importante família de banqueiros judeus, era irmão de Max Warburg que foi o director dos Serviços Secretos da Alemanha durante esse mesmo periodo que coincidiu com a 1ª Grande Guerra Mundial – Max foi o representante alemão à Conferência de Paz em 1919 enquanto Paul era o chefe da Reserva Federal norte americana. A 1ª Grande Guerra foi também o corolário de uma grande crise – não é difícil inferir quem a criou, manobrou, financiou e beneficiou com ela – até nova crise em 1929, que levaria a novo corolário com a 2ª Grande Guerra Mundial (1939-1945)
.

Sem comentários: