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sábado, julho 31, 2010

Grandes Meios de Transporte Auto-Sustentado

A propósito de eficiência energética, o Guardian da última sexta-feira traz um historial da concepção do Empire State Buiding, uma marca célebre no gigantismo imperialista na cidade de Nova Iorque. Entre as curiosidades que se podem ler, consta a de que o mastro cimeiro do edificio teria sido concebido como suporte para a ancoragem de dirigiveis, um meio de transporte então em pleno desenvolvimento para o transporte de massas sem grandes custos energéticos.

Construido durante a depressão de 1930, muito antes de se pensar ainda na grande guerra, os pesponsáveis pelo Empire State Building (traduzido, o Imperial Edificio do Estado) viriam depois a re-equacionar a ideia de porto de desembarque de dirigiveis “devido a alguns insucessos e contratempos provocados pelas condições volácteis dos ventos a 1350 pés de altura... e a ideia foi abandonada

Outras fontes posteriores

Henry Makow: Em Agosto de 2005, dois mergulhadores por conta própria, usando o submersivel de águas profundas MIR, encontraram duas novas partes dos paineis do posto de comando do Titanic, em blocos separados do resto do navio afundado no meio do Atlântico. Estas observações significam que após o impensável naufrágio do navio, depois do violento embate no icebergue, ele se partiu algures em 4 peças distintas antes de se afundar da superficie do oceano. Será talvez tempo de considerar a possibilidade de acções estranhas ao desastre?

Teriam ambos, o Titanic, o navio de transporte de massas mais rápido de sempre que fazia a sua viagem inaugural em 1912, e o desastre do incêndio do Hindenburg, o gigante dirigivel alemão em 1937, parte de um plano para converter a necessidade de transporte de passageiros de fáceis e meios baratos energeticamente, para a barulhenta e extremamente perigosa aviação que usa largas quantidades de petróleo? Durante essa era, a conversão dos combustiveis alternativos de fácil acesso usados em grandes navios a vapor para a alta intensidade de octanas de origem fóssil não renovável usados pela indústria de transportes aéreos ficou concluida, resultando em lucros para medidas para lá da nossa compreensão actual
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2 comentários:

Anónimo disse...

essa "lebre" foi bem levantada.

outra curiosidade: In 1898 Morgan Robertson wrote Futility, "The Wreck of the Titan".
http://www.lux-aeterna.co.nz/Titan.htm

Differences between Titanic and Titan: http://en.wikipedia.org/wiki/Futility,_or_the_Wreck_of_the_Titan

Karocha disse...

Já nada me admira xatoo!!!