Pesquisar neste blogue

domingo, janeiro 26, 2014

«Isto é uma praxe. Uma experiência de Vida. Não se meta», disse o Fascista

aquilo intrigou-nos tanto, porque ninguém percebia o que estavam ali a fazer sete jovens, com trajes académicos, mas a rastejar pela terra e com pedras presas nos tornozelos”.


Realmente foi uma grande experiência de VIDA, só que, para azar desta cambada de mentecaptos,... acabou em MORTE; lá a escola, universidad# ou lá o que é essa coisa onde eles exercitam a estupidez também tem culpas no cartório (1), e muitas: devia ser chamada à responsabilidade - se é que a "coisa" PRIVADA que induca estes broncos tem responsáveis (2). Se puderem ver reparem (a frase é do Saramago) existe uma intenção deliberada do Poder na criação de estupidificação para o povo - uma grande massa de ignorantes é mais facilmente explorada. É só como disfarce que a organização deste modelo de sociedade corrompida se permite que uns quantos se formem "doutores". Consegue-se imaginar TRASTES com este tipo de mentalidade em cargos de responsabilidade? Claro que se consegue, as Instituições, o Governo, a Banca, estão a abarrotar deles...

Evidentemente, o espirito da coisa nasce das próprias direcções das escolas, universidades, melhor ainda que sejam privadas. Na escola Pública um episódio trágico como este tem muito menos probabilidades de acontecer, a um maior controlo pelo senso comum da indivíduos com uma maior ligação à sociedade, não ao pensar elitista, devido à tradição apenas brejeira, não eivada do espírito de competição, de “vencer não olhando a meios”. Por contraste, o lema das praxes no ensino privado é: devemos obedecer incondicionalmente ao Chefe - o DUX - para um dia estarmos nós aptos a comandar, a vencer na vida sem limites de ética ou moral, passando por cima de tudo e de todos (3). Esta mentalidade vem das mais altas instâncias do actual Poder, que apenas está interessado em formar gestores numa perspectiva capitalista, desprezando por completo as humanidades, politica bem patente nessa fundamentalista Madrassa neoconservadora que é a Universid#de Católica, uma fábrica de onde saem potenciais energúmenos sociais com a consignia FASCISTA gravada na testa (4).
Anos 40. Crianças numa escola norte-americana aprendem a ser lideradas pelo Chefe
notas
(1) Os alunos praxados, neste caso, obrigaram-se de livre vontade a assinar um termo em papel com o timbre da universidade no qual assumem inteira responsabilidade pelas eventuais consequências que possam vir a ter lugar durante uma prática que é apadrinhada oficialmente.
(2) Vasco Guedes (Pulido) Valente por vezes tem lampejos de lucidez, que o obrigam a deixar a pena fluir-lhe para a verdade. Na sua habitual coluna do Publico de 25/Janeiro propõe que os administradores da Univ. Lusófona sejam responsibilizados e punidos e a instituição encerrada.
(3) DUX é uma palavra de raiz grega, com uso vulgarizado no latim, significando “o líder” (do verbo ducere, liderar) o que comanda as tropas, usada durante o período do Império Romano; a palavra evoluiria depois para Duque, Doge, Duce – o titulo escolhido por Mussolini. Também Hitler se via retratado na sua ópera preferida – o Rienzi, a história do Último Soldado de Roma – precisamente como o dux (fuherer) na missão redentora do Nazismo que o último soldado do Ocidente se propunha comandar contra o Comunismo, isto é, contra a Sociedade organizada a partir dos de baixo em torno da propriedade pública 
(4)  "se Hitler me tivesse pedido para assassinar a minha mãe, eu tê-lo-ia feito"

1 comentário:

Anónimo disse...

José Saramago com TODA a razão!
EXEMPLO de VIDA também sentiu na "pele" a hostilidade desta actual gente!
O Panteão Nacional vai ser só para fadistas e futebolistas, se decidirem também para cavaquistas!...
É uma invasão de estupidez e eles "não sabem nem sonham"...