Pesquisar neste blogue

sexta-feira, março 21, 2014

no 15º aniversário da invasão da Jugoslávia pela Nato

Os trágicos acontecimentos de 1999, os bombardeamentos da actual Sérvia com a finalidade de criar dissensões étnicas e fazer implodir um país soberano, foram parte da Operação Allied Force, que durou 78 dias e da qual resultaram mais de 2.000 mortes de civis, incluindo 88 crianças.

"Por três vezes e em lugares diferentes, Lenine escreveu, contra os primeiros ideólogos imperialistas da unidade europeia em nome da paz, que os então chamados estados unidos da Europa ou seriam impossíveis ou reaccionários.
Reaccionária é precisamente a União Europeia de hoje, constituída sob a égide de um acordo intercapitalista encabeçado, para vergonha do povo português, por um contrato diplomático conhecido como o Tratado de Lisboa. A União Europeia não é apenas reaccionária; a União Europeia é a guerra! E, desde logo, a guerra na própria Europa - a União Europeia é a guerra; o imperialismo germânico é a guerra; o imperialismo ianque é a guerra!" (Luta Popular)


video-promo do documentário de Iva Gocheva, "Porquê?" (Zashto?)

A sérvia Jelena Milincic e a norte-americana Anissa Naouai viajaram pela ex-Jugoslávia entre Belgrado, o Kosovo e o Montenegro. Falaram com pessoas que sofreram as atrocidades e horrores da guerra onde perderam entes queridos: "nós procurámos depoimentos importantes, histórias sinceras. A Sérvia não é hoje um país muito grande, e em todos os lugares que fomos, encontrámos pessoas que foram pessoalmente afectadas pelos bombardeamentos, e sentiram o impacto da guerra nesses dias", disse Milincic. O "nosso objectivo era mostrar os aspectos do conflito que não foram vistos nas notícias, as histórias dos civis atingidos por esses dramaticos eventos".

1 comentário:

Anónimo disse...

Entretanto,os sérvios continuam a votar em sátrapas da UE/USA.Como é possível?Metem droga na água???
'QUANTO MAIS ME BATES,MAIS GOSTO DE TI'.Freudianos de todo o mundo,expliquem-me!