Pesquisar neste blogue

sexta-feira, abril 04, 2008

4 de Abril - no 40º aniversário do assassinato de Martin Luther King

A palavra ao proto-judeu Abraham Lincoln (1861-1865) : “Somos uma nova nação, concebida e construída em liberdade, dedicada ao propósito de estabelecer que todos os homens nascem iguais (…) esta nação, sob as graças de Deus, deverá renascer de novo sobre o signo da liberdade – com um governo do povo, feito pelo povo e ao serviço do povo, e jamais desaparecerá da face da Terra (…) Vós tendes razão: poderemos nós fazê-lo sozinhos? – a nossa tarefa não deve ser escolher entre liberais e conservadores. A escolha deve ser feita entre o Bem e o Mal

“Se por um qualquer equivoco, matares um amigo, a única saída honrosa será o suicídio; porém, se o mataste intencionalmente, apenas te resta seguir em frente, prosseguindo decididamente pelo caminho da loucura”



Porque foram todos os grandes americanos mortos?
Ouvindo Robert F. Kennedy é dificil imaginar um único politico que esteja hoje no activo capaz de fazer um discurso destes num momento destes, sem antes ter tomado notas e sem qualquer apoio de equipas profissionais de redactores de discursos. Nem aqueles com os recursos que pudessem pressionar o acesso digno à igualdade de resposta hoje o fariam – jamais darão voz a esta decente eloquência nesse momento de horror. Apenas três meses depois, a 4 de Junho, Robert F.Kennedy seria também assassinado, abrindo caminho para a eleição de Richard Nixon, um confesso simpatizante nazi conotado com crimes de delito comum e associado a gangsters, que foi eleito Presidente dos Estados Unidos.
Contra toda a lógica e decência, Nixon prolongou a brutal guerra no Vietname por mais oito anos, (business is bussiness) de que resultaram 60 mil soldados americanos mortos e mais de um milhão de vítimas civis vietnamitas.
Transmitirão os media o discurso de Robert F. Kennedy no dia de hoje? Tanto ele como o pastor evangélico Martin Luther King eram duas ovelhas tresmalhadas, dois oponentes de peso contra a guerra. Seriam ambos assassinados se não fosse essa a causa que abraçaram? Provavelmente não. Eis a embargada e comovente comunicação de Kennedy, apenas alguns minutos depois de saber que King tinha sido assassinado:


Porque mataram o Reverendo Martin Luther King, Jr.? um simples místico que, como qualquer religioso, dirigia mensagens simples às massas ignaras?: "Como qualquer um, eu gostaria de viver uma longa vida. Mas a única coisa que eu quero é cumprir com a vontade de Deus." - no íntimo ele estava convicto que a obra em que se empenhara era muito maior que ele. (Business is Business e ao Complexo Politico-Industrial Militar caberia a última palavra).
Martin Luther King Jr. foi preso pela primeira vez aos 27 anos, em 22 de Fevereiro de 1956, e a sua fotografia de recluso no FBI correu mundo convertendo-o num notável pacifista. Mas a causa próxima do seu assassinato radica no discurso feito onze anos depois na Igreja de Riverside em New York City em 4 de Abril de 1967 - faz hoje 41 anos, e até o tempo da preparação do crime foi meticulosamente calculado de forma a coincidir com o dia do 1º aniversário do discurso (que pode ser lido aqui); o Reverendo King transmitiu então dramaticamente a mensagem: "Porque me Oponho à Guerra no Vietname! É tempo de quebrar o silêncio"

Sem comentários: