Pesquisar neste blogue

quarta-feira, abril 30, 2008

“Blindness”

O filme de Fernando Meirelles feito a partir do “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago abrirá o Festival de Cannes. O filme está na Selecção Oficial, pelo que competirá para a Palma de Ouro.

O realizador (de Cidade de Deus e
O Fiel Jardineiro
) descreveu todo o processo de filmagem num blogue que criou para o efeito. Depois de em Novembro nos ter dado conta do processo de corte e montagem num post com o delicioso título “Sobre Montagem, Juntões e Frame-Fucking”, Meirelles retoma o relato da pós produção explicando o processo de introdução da música”:
“passaram-se uns dois meses desde meu último texto e confesso que parei de escrever por preguiça. Parei também porque soube que andaram traduzindo este blog para o inglês e que ele estava se espalhando mais do que o esperado. Isso me obrigaria a medir mais as palavras e eu correria o risco de ficar escrevendo um blog chapa-branca. Então parei. Só que agora resolvi colocar aqui mais uns dois ou três textos para ao menos fechar este processo que comecei. Chega de coisas não terminadas na vida”
Termina com a descrição dos “test screenings” e dos reparos da produtora Miramax:
“Na manhã seguinte, após uma ótima reunião com os produtores e distribuidores, saí convencido que deveria dar mais alguns passos atrás na intensidade (das cenas fortes). Estaria me vendendo ao mercado? “Talvez sim”, sugeriu minha mulher. “Obviamente que sim”, afirmou minha filha. Mas é claro que eu neguei. Lembrei de um excelente filme que muita gente nem percebeu que era tão bom por causa de duas cenas excessivamente violentas: “Irreversível”, do franco-argentino Gaspar Noé (sobre um tema actualissimo). Por acaso eu estava na premiére deste filme em Cannes e lembro que parte da platéia saiu no meio da sessão berrando impropérios contra o diretor. O Gaspar Noé se divertia com isso, mas, no meu caso, realmente gostaria que os espectadores conseguissem recuperar algum humor ou boa vontade depois das cenas mais pesadas para chegar até o final da história. A última cena está bacana, vale ser vista. Mais uma vez frustrada minha expectativa de fechar o filme, me vi novamente na sala de montagem rumo à oitava versão”
Para quem gosta de cinema, a ler na totalidade aqui:
www.blogdeblindness.blogspot.com/

2 comentários:

Anónimo disse...

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.