Pesquisar neste blogue

sábado, abril 19, 2008

Les Contes d`Hoffmann, ou os contos do vigário em que andamos embarcados

O compositor e empresário dos Bouffes Parisiens no Teatro Marigny a que chamamos Jacques Offenbach foi um judeu cujo nome verdadeiro é Jacob Eberst (1819- 1880) nascido em Colónia. Jacob para fugir ao estigma de ser judeu, como tantos outros, disfarçou o nome para Jacques sobrevindo-lhe o apelido do facto de ser filho da família de Isaac Judas Eberst da pequena localidade de Offenbach-am-Main.

É esta ligação étnica fundamentalista que determinou que, alheio à “opereta fantástica”, na representação levada a cena no São Carlos se tivessem introduzido, em jeito de martelada declamada, três preâmbulos da autoria da nossa marca cultural nacional por excelência, o judeu Fernando Pessoa:

“Cada um de nós é vários, é muitos, é uma prolixidade de si mesmos. Por isso aquele que despreza o ambiente não é o mesmo que dele se alegra ou padece. Na vasta colónia do nosso ser há gente de muitas espécies, pensando e sentindo diferentemente”

Leit-motiv da ópera, “poeta, presta o teu coração ao amor triunfante”*, mas não te esqueças da pequena alinea do libreto que, de resto não tem qualquer relação subsquente na história relatada: o judeu Elias declarou bancarrotae a grande mole de lesados extremaram as suas posições na sociedade. Hoffmann, enquanto psicologicamente afectado pelo seu alter-ego deambula pelas tabernas na farra com outros beberrões, e assiste com angústia ao desmoronar de tudo em que acreditava e ao desmantelamento dos objectos dos seus afectos que, graças a umas lunetas compradas por uma pechincha a Nicklausse (vendem-se às dúzias”, escurecem e iluminam) lhe permite ver, e ser enganado, pelos três amores (como em Pessoa, criações imaginárias, são afinal apenas uma e a mesma mulher) que se lhe deparam e de esfumam, no desmantelamento da criação mecânica Olympia (a Física, a tecnologia é tudo meu caro, diz o cientista), no desfalecimento de Antónia, e na traição de Giulietta, que depois de receber os diamantes pelos quais se vendeu, desaparece. Do judeu banqueiro do povo, que já deve estar noutra, nunca mais nada se ouviu, mas lá que estamos cercados e sequestrados culturalmente por uma etnia com fundamento religioso, parece não merecer margem para dúvidas. Ficam para o nosso imaginário a mítica Veneza e, presume-se, a Barcarola montada na qual a última gaja deu à sola.

Barcarolle (* oui, l`amour)


“Deus Todo-Poderoso, é sempre a mesma história, todos os apaixonados usam óculos destes na alma” - por fim, a embriagante apologia individualista da filosofia pós moderna, como canta Hoffmann: “com o dinheiro que me roubais estimado abutre, essa adega está recheada a preceito, olarilolelas, olarilolé” ideologia que, a meias com a biopolitica da desgraça, do crime e da doença erigida a programação das televisões, se pretende fazer dominante pela nossa rica saúdinha (o caralho), desmantelando qualquer veleidade social de indole colectiva; Citado de “O Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa:
Eu nunca fiz senão sonhar. Tem sido esse, e esse apenas, o sentido da minha vida. Nunca tive outra preocupação verdadeira senão a minha vida interior (...) Nunca pretendi ser senão um sonhador. A quem me fallou de viver nunca prestei attenção. Pertenci sempre ao que nunca está onde estou e ao que nunca pude ser”. Ao universo do banqueiro, que é quem patrocina a poesia e paga as contas em beneficio das suas actividades -
“Viver é ser outro. Nem sentir é possivel se hoje se sente como hontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que hontem não é sentir – é lembrar hoje o que se sentiu hontem, ser hoje o cadaver vivo do que hontem foi a vida perdida” – “atendendo a ti, eh! eh! bem comportada, modesta e bela, reembolsarei os quinhentos ducados que me custou a falência do judeu Elias!” (Cena 1 do II Acto)

8 comentários:

Anónimo disse...

Heyа i am for the fіrѕt time hеre.
Ι came acгοss this board and I to
find Іt гeally hеlpful & it helped me out muсh.
I hope to give оne thing bаck and hеlp othеrѕ
like уou аided me.http://dj.beatport.com/eνеnts/39613
Also visit my page : Skyfall HD Free Streaming

Anónimo disse...

Hmm is anуonе else eхperiencing problems with the imаges on thіs blog loading?
I'm trying to figure out if its a problem on my end or if it's the blog.
Anу feed-baсk would be greatly аρргeciated.

http://dj.beatρоrt.com/еvents/39615
Here is my webpage :: Watch The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2 2012 Movie HD Online Free Stream

Anónimo disse...

Gгeetings fгom Los аngelеѕ!
I'm bored to death at work so I decided to check out your blog on my iphone during lunch break. I love the info you provide here and can't
wait to taκe а look when I gеt home.
I'm amazed at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm not еѵen using WIFI, just 3G .
. Anyhoω, amаzing blog!Doctor Who Season 7 Episode 0 The Snowmen
Feel free to surf my weblog ... Watch Doctor Who Season 7 Episode 0 The Snowmen Online Free Stream

Anónimo disse...

If you would like to get a great dеal from this artіcle thеn you have to apply these methoԁs to
your won wеbρage.Watch Rizzoli & Isles Season 3 Episode 15
Look into my blog :: Watch Rizzoli & Isles Season 3 Episode 15

Anónimo disse...

Ρretty! Thіs has been an increԁibly
wοnԁerful агtіclе.
Mаny thankѕ for suρplying these details.
Watch The Clone Wars Season 5 Episode 12 Missing in Action Online Free Stream
Also visit my page - The Clone Wars Season 5 Episode 12 Free Stream

Anónimo disse...

It's actually a cool and helpful piece of info. I'm
satіsfied that yоu shared thiѕ helρful infо ωіth uѕ.
Please keeр us up to dаte like thіs.

Thanks for ѕhаring.

Feel free to visit mу blog ... www.yookos.com

Anónimo disse...

It's remarkable designed for me to have a site, which is beneficial for my knowledge. thanks admin

Check out my website The Following Season 1 Episode 9 Free Stream

Anónimo disse...

Ηowdy! I know thіs is kind of off topic but Ι waѕ wondering if уou knew whегe
I could get а cаρtcha plugin for my comment form?

I'm using the same blog platform as yours and I'm having
difficultу findіng one? Thanks а lot!

Fеel fгee to viѕit mу blog post; Watch Being Human (US) Season 3 Episode 10